O que é Nefrologia?

Nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas aos rins. Conheça mais sobre cada uma:

Cálculo renal (pedra nos rins)

Muito conhecido como “pedra nos rins”, o cálculo renal é uma massa sólida composta por pequenos cristais que aparecem no trato urinário e que podem causar uma dor muito intensa no paciente. Formados por cálcio, cistina, estruvita ou ácido úrico, esses cálculos geralmente surgem por abuso da ingestão de sal, falta de líquido no organismo, excesso de alimentos ricos em cálcio e proteínas, obesidade, hipertensão e predisposição genética.
Sinais e sintomas: cólica na região lombar que migra para outras áreas, sangue na urina, náuseas e vômito, sensação de vontade constante de urinar, xixi amarelado e dor no baixo ventre.

Hipertensão arterial

Os rins são os órgãos responsáveis pelo controle da pressão arterial, que empurra o sangue pelas artérias, bombeado pelo coração, levando assim todo o suprimento necessário para o funcionamento dos órgãos e do corpo. Quando ela está elevada, o coração precisa se esforçar mais para bombear o sangue, o que pode ocasionar doenças graves, como acidentes vasculares (derrame), insuficiência renal ou cardíaca, até a paralisação dos rins. Dentre os fatores de risco para desenvolver a doença estão a hereditariedade, a obesidade e o tabagismo.
Sinais e sintomas: dores de cabeça, cansaço, tontura e sangramento no nariz. Porém, a única maneira de fazer o diagnóstico correto, é aferindo a pressão regularmente, se estiver maior ou igual a 135x90, o paciente já é considerado hipertenso.

Glomerulonefrites

Uma inflamação que ocorre na parte do rim responsável por filtrar o sangue e formar a urina (glomérulo). Ela pode ser primária ou secundária, aguda ou crônica, causada por alteração imunológica resultante de infecções por vírus ou bactérias, distúrbio genético hereditário, diabetes, lúpus, hepatite, HIV, entre outros.
Sinais e sintomas: sangue na urina, pressão alta e edema nas pernas.

Insuficiência renal crônica

Doença ligada à perda parcial lenta, progressiva e irreversível da capacidade dos rins em efetuar suas funções básicas, sendo necessária a hemodiálise ou, em casos mais graves, o transplante de rim. A maioria dos pacientes não apresenta sintomas graves até que os rins já estejam bem comprometidos, por isso, o ideal é realizar exames periódicos com acompanhamento médico.
Sinais e sintomas: muito cansaço, dificuldades em se concentrar, falta de apetite, insônia, cãibras, pés ou tornozelos inchados, pele seca e irritada, urinar com maior frequência, anemia.

Hematúria (sangue na urina)

Eliminação anormal de hemácias (células do sangue) na urina, seja pelos rins ou por outras partes do trato urinário. Ela pode ser macroscópica (visível quando a urina fica avermelhada ou escura) ou microscópica (detectada apenas em exames de urina), sendo esta última mais comum em crianças.
Sinais e sintomas: presença de sangue visível na urina ou detecção de quantidade anormal no exame de urina.

Insuficiência renal aguda

É a perda súbita da capacidade dos rins de filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue, levando a um desequilíbrio que pode ser fatal. A prevenção é sempre manter dieta saudável e equilibrada, praticar exercícios físicos regulamente e não fumar.
Sinais e sintomas: diminuição da produção da urina, retenção de líquidos ocasionando inchaço nas pernas, tornozelos e pés, sonolência, fadiga, dores no peito, falta de apetite, náuseas, vômitos e até convulsões.

Infecções urinárias / Pielonefrites

Pielonefrite é um quadro avançado de infecção nos rins causada por bactérias, mais frequente em mulheres devido à anatomia feminina, gestação, menopausa, entre outros fatores. Quando não tratada corretamente, a doença pode causar perda progressiva e irreversível dos rins.
Sinais e sintomas: vontade frequente de urinar, ardência ao urinar, urina avermelhada ou turva e com odor desagradável, dor lombar, náuseas, vômitos, sudorese, febre alta e sinal de pus na urina.

Nefropatia diabética

Uma alteração nos vasos sanguíneos dos rins e perda da capacidade de filtrar adequadamente as substâncias, levando à eliminação de proteína através da urina. Essa perda da capacidade pode ser de forma gradual e lenta ou de forma progressiva, até a paralisação total do órgão. A doença pode se desenvolver mais rapidamente caso o diabetes do paciente não esteja devidamente controlado e, nos casos mais graves, pode ser necessário submeter o paciente à hemodiálise ou transplante renal.
Sinais e sintomas: apesar de a doença geralmente não apresentar sintomas, há casos em que a urina fica espumosa ou ocorre o aumento da pressão arterial.

Proteinuria

É a perda exacerbada de proteínas através da urina, especialmente a albumina. O que pode ser um sinal de que os glomérulos responsáveis pela filtração do sangue nos rins estão danificados.
Sinais e sintomas: a doença não causa sintomas e é o primeiro sinal de doença renal em pacientes diabéticos.

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.